style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Alan Orlando (Especial)
A semana de Carnaval é, historicamente, sinônimo de folga para muitos brasileiros. Só que a data não é considerada um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo, ou seja, as empresas e instituições têm autonomia para decidir o funcionamento dos serviços.
VÍDEO: liquida Santa Maria é prorrogado por mais uma semana
Sem as festividades por conta da pandemia, o comércio da cidade vai funcionar na próxima terça-feira. De acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas), Ademir José da Costa, a abertura das lojas no Carnaval já está inclusa na convenção coletiva deste ano, mas cada empreendimento tem autonomia para decidir seu funcionamento. Quem decidir abrir, precisa pagar aos funcionários R$ 80 e mais uma folga - assim como em todos os feriados que estão permitidos abrir.
Entretanto, a adesão a abertura das lojas de rua está baixa, segundo Costa. Cerca de 25% dos empreendimentos devem funcionar - o CDL deve informar nos próximos dias quais são os estabelecimentos.
Dos quatro shoppings da cidade, dois vão funcionar na terça-feira: o Praça Nova e o Royal Plaza. Já o Santa Maria e o Monet não vão abrir as portas. A abertura de cada loja também é opcional.
ABERTURA DE SHOPPINGS
- Praça Nova: das 14h às 20h (lojas) e 11h às 22h (praça de alimentação)
- Royal Plaza: das 14h às 20h (lojas) e 11h às 21h (praça de alimentação)
- Santa Maria: fechado
- Monet Plaza: fechado
Para quem não pagou em cota única, segunda parcela do IPTU vence nesta quarta-feira
MERCADOS
Por outro lado, os mercados vão aderir ao feriado e não funcionarão na terça-feira. Segundo o presidente da entidade que representa os donos dos supermercados de Santa Maria (Sindigêneros), Eduardo Stangherlin, a folga já esta prevista na convenção coletiva.
BANCOS
Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febrabab), a resolução do Banco Central prevê feriado nacional em todos os bancos nos dias 15 e 16, sem atendimento ao público. Na quarta-feira, o expediente começa às 12h e encerra em horário normal de fechamento das agências.
PREFEITURA
Na prefeitura, os serviços essenciais serão mantidos, mas não haverá atendimento ao público no Centro Administrativo nos dias 15 e 16 e no turno da manhã do dia 17. Na próxima quarta-feira, os setores do Executivo terão expediente das 14h às 18h.
- Centro de Referência Municipal da Covid-19: em 13 e 15 de fevereiro, o funcionamento ocorrerá das 9h ao meio-dia; em 16 de fevereiro, o Centro estará fechado; em 17 de fevereiro, o funcionamento ocorrerá das 14h às 18h. O telefone (55) 3220-0390 estará disponível para marcação e resultado de exames somente nos dias e horários de funcionamento
- Serviços de urgência e emergência: Pronto-Atendimento Municipal (Bairro Patronato), Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), Pronto-Atendimento do Bairro Tancredo Neves (Ruben Noal) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (ambulâncias do SAMU), pelo telefone 192, estarão funcionando normalmente
- Unidades Básica de Saúde: nos dias 15 e 16, as UBSs estarão fechadas. O atendimento retorna no dia 17, das 14h às 18h
- Estratégias Saúde da Família (ESFs): de 15 a 17, as ESFs estarão fechadas. O atendimento retorna no dia 18, conforme o horário de cada local
- Guarda Municipal e Fiscalização Municipal Integrada: denúncias de descumprimento das medidas em função da pandemia de coronavírus podem ser feitas pelos números 153, (55) 99217-8122, 99167-4728 e 99167-8452 (os celulares, somente via WhatsApp)
- Transporte público: os horários podem ser consultados no site do Consórcio Integrado Municipal (SIM/SM)
- Restaurante Popular: o local estará fechado nos dias 15 e 16, retornando ao atendimento normal no dia 17, das 11h às 13h30min
- Casa de Passagem para Adultos: o local, na Rua Bento Gonçalves, 450, Bairro Nossa Senhora de Lourdes, funciona normalmente, durante 24h por dia. O telefone é (55) 3347-4849.